Fga. Amanda de Souza Scaglione
A comunicação, a linguagem verbal, o uso da voz,é o modo que utilizamos para que o outro possa nos compreender. A voz é um recurso importante para esse entendimento. Por meio dela demonstramos quando estamos interessados em alguém, quando estamos cansados, tristes, alegres, nervosos, quando acabamos de acordar, quando estamos em um ambiente ruidoso, quando estamos calmos ou mesmo quando estamos exercendo uma atividade em que a voz é o diferencial, como é o caso dos profissionais da voz, professores, cantores, atendentes de tele marketing, vendedores, atores entre outros.
Sendo a voz uma característica humana que está relacionada ao ato de se comunicar, ela pode variar quanto à intensidade, altura, ressonância, articulação e muitas outras características.
A voz é produzida pela vibração do ar que é expelido dos pulmões pelo diafragma, passando pelas pregas vocais (cordas vocais) e após é modificado pelos órgãos fonoarticulatórios, lábios, língua, bochechas, palato e dentes.
As pregas vocais vibram muito rapidamente. Nos homens, esse número de ciclos vibratórios fica em torno de 125 vezes em 1 segundo. Na mulher, que tem voz, geralmente, mais aguda, o número aumenta para 250 vezes por segundo. A essa característica damos o nome de freqüência. Importante ressaltar que as pregas vocais do homem têm mais massa e são menos esticadas que as da mulher (como no violão, as cordas mais esticadas são mais agudas e vibram mais que as cordas mais graves.).
À emissão de uma voz saudável chamamos de eufonia, que é quando a prega vocal não apresenta alterações.
Já qualquer alteração definimos como disfonia, que pode ser orgânica, funcional ou mista (orgânica-funcional).A disfonia pode e deve ser tratada.
Sinais de Alerta:
- Rouquidão persistente;
- Dor ao falar;
- Sensação de corpo estranho na garganta;
- Sensação de cansaço vocal;
- Falta de ar à fonação;
- Alteração da voz;
- Perda da voz;
- Dor ao engolir;
- Sensação de ardor;
- Pigarreio freqüente;
Para evitar o surgimento de alterações e doenças, é necessária a realização de procedimentos básicos que auxiliam na preservação da saúde vocal.
Dicas de saúde vocal:
Beber aproximadamente 2 litros d’ água por dia;
Quando estiver falando, procure manter a postura ereta e relaxada, principalmente a cabeça e pescoço;
Evite alimentos achocolatados e derivados de leite, antes de fazer uso profissional da voz, eles aumentam a secreção no trato vocal;
Não utilize remédios sem indicação de um profissional, pastilhas, sprays, remédios caseiros, podem agravar o problema;
Evite pigarrear e tossir, eles aumentam o atrito das pregas vocais, procure tomar um gole d’água ou engolir a saliva;
Cuide da alimentação, prefira alimentos leves e evite os muito condimentados, eles provocam refluxo, prejudicando a sua voz;
Cuide de sua saúde, pois um mau funcionamento no seu corpo pode alterar a produção vocal;
Faça aquecimento e desaquecimento se fizer uso profissional da voz, para isso procure um fonoaudiólogo que poderá lhe orientar sobre o exercício ideal para você.